A Play And Win dedica-se a promover torneios despotrivos, entre eles torneios locais, distritais e nacionais em que todo o registo e controlo é efectuado online. A filosofia adoptada pela Play And Win é que qualquer jogo efectuado conte para uma competição, permitindo que o jogador aceda a finais.
Para começar a competir, terá de adquirir um cartão de identificação nos locais adrentes e posteriormente efectuar o registo em www.playandwin.pt, associando o cartão à sua conta.
Cada jogador começa com 1000 pontos. Qualquer jogo efectuado, desde que os jogadores sejam previamente identificados através do respectivo cartão, irá originar um ganho/perda de pontos consoante o resultado. Os pontos ganhos/perdidos são calculados através de uma fórmula que depende da diferença pontual entre os adversários, sendo que o número máximo de pontos que pode ser ganho por qualquer jogador é 120 e o número máximo de pontos que pode ser perdido por qualquer jogador é 90. Na página do ranking é possivel efectuar simulações dos ganhos/perdas de pontos após um jogo. No caso de jogo entre equipas, o cálculo de pontos ganhos/perdidos é baseado na diferença entre as médias de pontos de cada equipa. Cada jogador da mesma equipa ganha/perde os mesmo pontos.
As mesas oficiais são homologadas pela Play And Win e podem ser consultadas em www.playandwin.pt. Estas devem estar em bom estado de funcionamento, com os bonecos em perfeito estado, varões direitos e correctamente lubrificados.
Em nenhum caso poderá a superficie da mesa ser lixada, sendo que quem o fizer será penalizado com a exclusão das competições e obrigado a reembolsar o valor da superfície.
Os jogadores são livres para lubrificar o varão com lubrificante adequado (à base de silicone).
Nenhuma alteração pode ser feita de modo a afectar as características de jogo, o interior da tabela ou dos bonecos, com a excepção do que edcorre da manutenção de rotina da mesa.
As bolos oficiais são homologadas pela Play And Win e devem-se encontrar em perfeito estado de jogabilidade, sendo que serão usadas em todos os locais de jogo assim como nas finais distritais e nacionais.
Os punhos são de madeira escurecida e não podem ser mudados em nenhuma situação, excepto subtituição de um punho danificado.
Todos os outros acessórios (luvas, faixas elásticas, mangas de punho antiderrapantes, etc) estão autorizados a menos que estes sejam entendidos como perigosos para os atletas ou outros participantes.
Para iniciar um jogo, a equipa que estiver do lado do moedeiro lança a primeira bola para a zone central do matraquilho de modo a bater com a bola no centro da tabela oposta.
Uma bola só é contabilizada como golo quando esta desce pelo corredor das bolas e é detectada pelo sensor. Uma bola que entre na baliza, mas retorna para a superfície de jogo e / ou sair da mesa de jogo não conta como golo.
Se houver um golo marcado por lapso, ambas as equipas devem comunicar à Play And Win o sucedido e modo a anular o golo no sistema informático.
Quando um golo é marcado, a bola a repor em jogo deve ser colocada na defesa da equipa que sofreu o golo.
Uma vez colocada em jogo, a bola deverá permanecer em jogo até que seja golo, seja declarada como bola morta, o tempo limite ser declarado ou que a bola saia da mesa de jogo.
A bola deve ser declarada como bola morta sempre que pára completamente o seu movimento e não está ao alcance de nenhum jogador. Quando esta situação ocorrer, a bola deve ser reposta do mesmo modo da última bola. Se uma bola girar sobre si própria, estando ou não ao alcance de um jogador, é considerada em jogo.
Se a bola sair da área de jogo, esta deve ser reposta do mesmo modo da última bola. Se a bola bater no topo das barras laterais ou nas extremidades da caixa de jogo e em seguida retornar imediatamente para a superfície de jogo, será considerada em jogo.
A posse de bola é definida como sendo a bola que está ao alcance de um boneco. A posse de bola deve ser limitada a 15 segundos em qualquer varão, sendo que o tempo dispensado pelos varões da defesa (conjunto guarda-redes / varão de 2 bonecos) é considerado como se fosse apenas um varão.
Considera-se que a bola avançou logo que esteja fora do alcance do boneco do varão, quer vá para a frente ou para trás deste. No caso da área da defesa, a bola é considerada avançada logo que esteja fora do alcance do varão de 2 bonecos e para além da área de golo.
Uma bola em movimento giratório que está ao alcance de um boneco deve ser considerada em posse do respectivo varão e todos os tempos serão contabilizados.
Sempre que houver uma falta, a bola deve ser reposta na defesa da equipa adversária de quem cometeu a falta.